21 de abr. de 2009

AMAZONIA

Fiscalização do Ibama apreendeu, 600 metros cúbicos de madeira retirada de um dos locais mais preservados da Amazônia a madeira foi cortada na Reserva Biológica de Abufari. O material estava sendo transportado em forma de jangadas: os troncos eram colocados na água, presos entre si e puxados por um barco. O volume confiscado equivale a 35 caminhões carregados.Como os madeireiros fugiram, não chegaram a ser autuados pelo Ibama.
O Ibama informou que pretende doar o material apreendido para a Secretaria Municipal de Defesa Civil de Manaus com o objetivo de que a madeira seja usada na construção de casas para as vítimas das enchentes, que deixaram milhares de desabrigados na Amazônia.

Postado por Bruna Christine Heidrich Maximiano
Mais informações http://www.globoamazonia.com/Amazonia/0,,MUL1090424-16052,00-IBAMA+DO+AM+FLAGRA+MADEIREIROS+TRANSPORTANDO+TORAS+EM+JANGADAS.html

9 de abr. de 2009

Deputados de SC aprovam nova legislação sobre meio ambiente

Quatro meses após a tragédia causada pelas chuvas que matou 137 pessoas em Santa Catarina, a Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira o Código Estadual do Meio Ambiente, que diminui a área de preservação ambiental estabelecida pelo Código Florestal Brasileiro. Entre as principais mudanças, cai de 30 para 5 metros a área de proteção das matas ciliares, às margens dos rios. No caso das nascentes fluviais, a área de preservação diminui de 50 para 10 metros.Os ambientalistas recordam os efeitos que as chuvas de novembro provocaram no estado. "A tragédia só teve a dimensão que vimos por causa da ocupação nas margens dos rios e nos morros", diz o professor Antonio Fernando Guerra, da Universidade do Vale do Itajaí.A aprovação do código também pode provocar uma série de questionamentos e o Ministério Público Federal já declarou que vários artigos vão contra o que diz a legislação federal. O relator do projeto, Romildo Titon, disse que não teme uma possível enxurrada de ações de inconstitucionalidade. “Eu acho que estamos legislando dentro de uma regra que nos permite legislar dentro da nossa realidade. O Congresso estabelece regras gerais. E não pode fazer uma lei que permaneça a validade para todos os estados brasileiros quando nós temos condições geográficas, climáticas e de ecossistema diferentes”, concluiu Titon.

leia mais em http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1067377-5598,00.html

Carolinne Oneda

3 de abr. de 2009

"Esse é o cara!", diz Obama sobre Lula



Barack Obama, atual presidente dos EUA, disse nessa quinta feira que o nosso presidente Lula era o "politico mais popular do mundo".
Um video da BBC registrou Obama comprimentando Lula, diz ao o 1º ministro da Australía, Kevin Rudd, apontado ao nosso presidente: "Esse é o cara! Eu adoro esse cara!".
Obama volta a falar novamente de nosso presidente à Rudd quando o comprimenta dizendo que Lula é: "politico mais popular do mundo", depois Rudd aproveita a brexa e diz: "O mais popular político de longo mandato", "É porque ele é boa pinta", acrescenta Obama.

Link: http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI3676180-EI7896,00-Esse+e+o+cara+diz+Obama+sobre+Lula.html