2 de nov. de 2009

Parada Gay ultrapassa a casa de 1 milhão de pessoas.

Mesmo com chuva, neste domingo sobre a orla de Copacabana, zina sul do Rio de Janeiro, recebeu a decima quarta edição da Parada do Orgulho LGBT (lésbicas, gays , bissexuais, travestis, transexuais).
"As pessoas exibiram com orgulho as suas fantasias e reivindicaram o fim do preconceito", disse o leitor José Carlos Pereira. "Apesar de excessivo consumo de bebida alcoólica, não presenciei nenhum incidente e tudo transcorreu em paz", relatou.
Segundo o grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT, organizadores do evento, 1,2 milhao de pessoas participaram da passeata, a parada gay teve como tema "Pelo direito de viver e amar livremente. Diga não à homofobia!".Dezesseis trios elétricos animaram a festa.
No discurso de abertura do evento, o prefeiro do Rio de Janeiro, Eduardo Paes(PMDB), falou que será criada uma coordenadoria de políticas públicas para cuidar das causas LGBT, ligada diretamente ao seu gabinete. Além do prefeito, estiveram presentes o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), e o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.
Disse Ségio Cabral: "Não há nada mais nojento do que o preconceito. Eu saí de casa e o meu filho de 7 anos perguntou aonde eu ia. Disse que ia na parada gay e expliquei a ele. Qual é o problema de um homem gostar de outro homem e uma mulher de outra mulher?".De acordo com a Riotur, a Parada Gay é considerada um dos três maiores eventos oficiais do Rio de Janeiro, ao lado de Reveillon e Carnaval.


LUIZ HENRIQUE SEMMKE DOS SANTOS 2.3.1